Alimentação

10 benefícios do chocolate

10 benefícios do chocolate

Que o chocolate é uma delícia, todos já sabem. Mas você sabia que, consumindo de forma moderada, ele oferece uma série de benefícios à nossa saúde? É o que vamos te mostrar agora:

1- Ele ajuda a combater o câncer no intestino
Uma pesquisa feita no Estados Unidos aponta que sustâncias presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem antioxidantes e servem como protetoras das células contra a degeneração do tumor.

2- Proporciona bem-estar
Não há como negar a sensação de bem-estar que o chocolate nos causa. Isso porque ele é capaz de aumentar a produção de endorfina e dopamina, relacionadas ao relaxamento.

3- Essa delícia melhora nosso fluxo arterial
A saúde cardiovascular agradece o consumo de chocolate amargo, já que ele diminui a tendência de coagulação das plaquetas e também de obstrução dos vasos sanguíneos. Além de tudo isso, ele ajuda a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim.

4- Ajudam a regular a pressão arterial
Um estudo feito na Universidade de Linkoping, na Suécia, melhorou ainda mais a imagem de bonzinho do chocolate amargo. Por ser rico em cacau, ele possui antioxidantes que inibem uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.

5- Tonifica a saúde cerebral
Cientistas norte-americanos descobriram que o chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais depois de um acidente vascular cerebral. Isso porque um composto, chamado de epicatequina, ajuda a proteger as células nervosas. A pesquisa foi testada em ratos, mas a equipe tem esperanças que o tratamento possa ser aplicado em seres humanos.

6- Mais chocolate na gravidez
Para alegria das mulheres grávidas, uma pesquisa da Universidade Yale, nos EUA, apontou que o chocolate ajuda a prevenir a hipertensão e sugere que elas saboreiem essa delícia ao menos cinco vezes por semana. Assim, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema. E quanto mais cacau chocolate, melhor.

7- Faz bem para o coração
A Suécia vem com mais uma pesquisa: pessoas que já tiveram ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de problemas no coração. E isso também é por conta dos antioxidantes, que evitam o envelhecimento causado pelos radicais livres. Os testes apontaram 66% menos chance de doenças cardíacas graves pra quem saboreia o produto duas vezes por semana.

8- Dá tchau para as dores
Além de ser uma delícia, o chocolate pode aliviar dores pelo simples prazer que causa quando o ingerimos, funcionando como um analgésico natural. Os testes foram feitos em Chicago apenas em ratos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito ocorra em pessoas.

9- Cuida da beleza
O chocolate faz bem para a beleza também. Você pode tomar um banho de ofurô com ele e encontrá-lo em vários cosméticos. Além de muito hidratante, ele combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

10- Um aliado para combater o desgaste físico
Na Universidade do Texas, dois levantamentos concluíram que leite com chocolate é a melhor solução para se recuperar de atividades físicas. Isso se deve pela quantidade de carboidratos e proteínas que essa dupla possui.

Agora dá pra comer essa delícia com menos culpa, né? 🙂

Fonte: Vida e Estilo

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *