Alimentação, Saúde

Alimentos detergentes. Você conhece?

Para manter a boca saudável, é preciso cuidar de nossa higiene e também ter uma alimentação equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes. Tudo isso ajuda, e muito, na manutenção da saúde bucal.

No entanto, há alguns alimentos que são mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite e, até mesmo, às cáries! Esses são os chamados alimentos detergentes. 😉 Como o próprio nome sugere, esses alimentos agem como uma espécie de sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes, durante a mastigação!

Os alimentos com talos (aipo, brócolis, couve-flor) agem através do atrito entre suas fibras e os dentes e são considerados mais detergentes. Da mesma forma, alimentos consistentes, como a cenoura, a pera, a melancia e o kiwi, também são indicados. Além disso, as fibras desses alimentos aumenta a produção de saliva e eleva o PH da boca, o que reduz a acidez!
Acelga, pepino e maçã completam a lista dos ingredientes que podem ajudar a manter a boca limpa, caso a escova de dentes e a pasta não estejam disponíveis no momento.

Mas lembre-se: Eles ajudam, mas não substituem uma limpeza bucal feita corretamente.

Fonte: iG Saúde.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *