Você sabia que as flores de abóbora são comestíveis? Sim. E mais do que isso, elas possuem muitos benefícios para a saúde. Confira alguns:
1 – São ricas em cálcio e fósforo, por isso são adequados para tomar nos estágios de crescimento para crianças e altamente recomendadas para as pessoas que têm problemas com a osteoporose.
2 – As flores abóbora estimulam a formação de enzimas reparadoras e enzimas anticancerígenas, e ajudam a bloquear o desenvolvimento de células malignas.
3 – Também são capazes de promover a formação de glóbulos brancos do sangue responsáveis pela resposta imunológica, e defendendo o organismo contra agentes infecciosos ou outros ataques externos.
4 – Protege contra certos problemas de visão, como catarata, retinopatia diabética e degeneração macular, que geralmente aparecem em pessoas na meia idade ou em pessoas que sofrem com diabetes, a qual causa danos aos vasos sanguíneos que irrigam a retina.
5 – Previne a oxidação do LDL ou lipoproteína de baixa densidade, também chamado de colesterol ruim.
6 – É muito digestiva, sendo possível consumi-la crua ou cozida, embora se você deseja garantir uma boa digestão, especialmente se você sofre de digestão pesada, recomenda-se não consumir pratos muito elaborados, e eliminar as frituras da dieta.
As flores, amarelas, podem ser refogadas, recheadas com carne, queijo ou legumes, empanadas, misturadas a risotos e omeletes, servidas como salada ou batidas em sucos. Já os brotos e as folhas novas, chamados de cambuquira, são ótimos para reforçar sopas e refogados. Também podem ser consumidos como saladas e fazem boa parceria com farinha de milho. Tem ainda as sementes: assadas com sal e um fio de azeite, se tornam um delicioso aperitivo.
Observação: Procure consumir apenas as flores masculinas, sem o ovário em forma de frutinho na base, para não devorar prematuramente a colheita.