Todos queremos ter uma vida longa e saudável, não é? E é justamente sobre isso que fala uma pesquisa feita pela Breakfast Cereal Information Service, entidade que reúne fabricantes de cereal no Reino Unido.
O estudo acompanhou a ingestão de fibras de 452.717 mil pessoas na Europa durante 12 anos e sete messes! Os cientistas descobriram que a ingestão de fibras tem relação com maiores índices de expectativa de vida no geral, além de menos ocorrências de doenças dos sistemas circulatório e digestivo.
Estudos anteriores mostram que o consumo de cereais no café da manhã fornecem boas quantidades de micronutrientes, fibras, proteínas e carboidratos com baixos índices de gorduras. De acordo com os autores da pesquisa atual, os cereais matinais fornecem a quantidade total de fibras que deve ser consumida diariamente. O alimento pode ainda ser fonte de cálcio, quando consumido com leite.
A relação entre a ingestão de fibras e o aumento da longevidade pode acontecer porque elas ajudam a manter o intestino funcionando, e este sim contribui para a expectativa de vida. 😉 Isso porque quando estimulamos o crescimento da flora intestinal benéfica. Ela vai exterminar mais facilmente as bactérias que entram em nosso corpo através da alimentação.
Aposte nos alimentos integrais
De acordo com a endocrinologista e nutróloga Ellen Paiva, os alimentos integrais possuem mais grãos. Por isso, são mais ricos em fibras insolúveis e aumentam a saciedade, ajudando na dieta. Mas você não precisa trocar todos os carboidratos por alimentos integrais, uma porção por dia já basta. 😉
Investir no arroz e feijão
As fibras e a proteína vegetal presentes no feijão são imbatíveis tanto no quesito nutricional quanto na riqueza em fibras. Já o arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Se a sua intenção é colocar ainda mais fibras no prato, prefira a versão integral desse alimento.
Prato colorido
Além de enriquecer o seu cardápio com fibras solúveis, você ainda está enchendo-o de saúde. “A variedade de cores representa variedade de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais“, conta a nutróloga Ellen Paiva.
Comer o bagaço e a casca das frutas
A maior fonte de fibras das frutas está no bagaço e na casca. De acordo com a nutróloga Ellen Paiva, o negócio é investir principalmente no bagaço da laranja e na casca da maçã, que possuem muitas fibras e vitaminas. “A maior parte da vitamina C da maçã fica em sua casca”, exemplifica Ellen.
Quem vai incorporar mais fibras ao cardápio?
Fonte: Minha Vida.