Corpo Saudável

Fazer exercícios pode não alterar o peso, mas diminuir medidas!

O ideal para o corpo ser saudável e resistente é ter entre 80% e 82% de músculos e apenas 18% a 20% de gordura. Uma musculatura forte e desenvolvida é muito importante para sustentar e proteger os ossos de possíveis fraturas.

Ao praticar exercícios, você pode continuar com o mesmo peso, mas perder medidas. Isso porque a gordura ocupa mais espaço no corpo e pode concentrar-se na barriga, por exemplo. Se você perde essa gordura e ganha músculos em outras partes do corpo, suas medidas diminuem, mas seu peso não! 😉

Há muitos benefícios em exercitar a musculatura! Isso estimula a produção de substâncias que defendem o organismo de invasores e também de hormônios que auxiliam no metabolismo da glicose e das gorduras.

Além disso, desenvolver os músculos garante um envelhecimento ativo, com mais autonomia e também uma melhora na autoestima, já que ajuda no contorno do corpo.

O que devemos lembrar sempre é que cada pessoa pode ter um desenvolvimento muscular diferente, pois isso depende de muitos fatores genéticos, do biotipo e também da quantidade de fibras musculares do corpo.

Veja como as elas influenciam:
Fibras do tipo 2 têm ação rápida, de força e explosão. Já as fibras do tipo 1 são aeróbias, de pouca força e resistência, que tem mais desse dito consegue desenvolver mais músculos. A atividade mais indicada para essas pessoas é a musculação ou mesmo qualquer exercício que utilize força pode aumentar a massa muscular, também conhecida como massa magra. 😉

Pra quem quer apenas preservar a saúde dos músculos e não desenvolvê-los, existem opções dentro da musculação que oferecem esses resultados, como, por exemplo, os aparelhos pneumáticos. Há também os exercícios funcionais, que causam desequilíbrio e exigem controle e força muscular.

Quem tem entre 20 e 35 anos, aproveite! Seu corpo está no auge do desenvolvimento muscular! A partir dessa idade, o corpo começa a ter uma perda gradual, tanto o homem como a mulher. Nessa fase é importante que haja exercícios físicos, para que o corpo não sofra sérios problemas provocados pela perda de massa magra e da função muscular.

Então, já sabe. Exercício físico é ótimo em qualquer idade e pra qualquer finalidade! Nada de ficar parado aí!

Fonte: Bem-Estar.

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