Alimentação, Saúde

Fuja da gula!

A frase “tudo em excesso faz mal” está correta, inclusive quando o assunto é alimentação. Ingerir somente a quantidade necessária de alimentos faz bem não só para manter a forma, mas também para ter uma boa saúde.

Sabemos que não é tarefa fácil combater a gula, mas tomando alguns cuidados é possível, aos poucos, reduzir os exageros e ter uma alimentação mais saudável e comedida. Veja dicas:

– Você não precisa ficar neurótico(a) em relação às calorias, mas tenha consciência de que cada alimento que ingere, sendo ele um prato de lasanha ou um cafezinho após o almoço, conta para a soma total de calorias que deve ser ingerida diariamente.

– Coma mais vezes durante o dia. É melhor comer uma fruta durante a tarde, por exemplo, a ficar sem comida até tarde e acabar exagerando no jantar.

– Use pratos e tigelas pequenos como medida. No Brasil, a medida padrão dos pratos é superior a de vários outros países, e nossa cultura é enchê-los até preencher todos os espaços. Faça diferente! Utilize o círculo interno  para medir seu almoço ou janta, e aos poucos isso se tornará um hábito e você diminuirá as porções sem perceber.

– Escove os dentes logo após a refeição. O gosto da pasta e os dentes limpos evitará que você tenha vontade de comer um pedaço de torta ou outra sobremesa calórica.

– Tenha uma rotina alimentar. Se para todas as atividades do dia a dia a rotina e o planejamento contribuem para melhor organização, faça o mesmo com sua alimentação. Isso evitará que exagere, principalmente se deixar refrigerante, sobremesas e lanches só para o domingo, ou famoso “dia do lixo”.

Por fim, tenha sempre em mente que a alimentação é um combustível para o funcionamento do organismo, e não uma forma de realização pessoal ou prazer. Siga nossas dicas e tenha uma vida mais saudável e equilibrada, e se for pra ter excessos, que seja de sorrisos!

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