Alimentação

Gorduras podem ser vilãs ou heroínas na sua alimentação

Alimentos com gordura boa

Quando falamos em dieta e alimentação saudável, costumamos evitar quase que totalmente a palavra “gordura”, a não ser que seja precedida pela expressão “perda de”. Entretanto, o que pouca gente sabe, é que existem gorduras que podem sim ser benéficas à saúde!

As gorduras insaturadas, também conhecidas como gorduras “boas”, podem ser encontradas em óleos vegetais (canola, milho, soja), sementes (como por exemplo, o gergelim), nozes e peixes gordurosos de água fria como sardinha, atum e salmão (lembre-se que a fritura pode diminuir ou eliminar a parte boa da gordura, ou seja, prefira os peixes assados ou cozidos).

Alimentos com gordura boa

Por exemplo, a gordura “ômega 3” auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do organismo; media alergias e processos inflamatórios; previne contra o câncer de mama; reduz a viscosidade do sangue, o que permite uma circulação mais ativa; provê melhor oxigenação e nutrição dos tecidos, e maior longevidade às células.

Entretanto, você não deve exagerar! 10% da sua dieta diária destinados a esse tipo de gordura é um limite que você não irá querer cruzar, pois o bom pode se tornar mau e sua saúde pode ser bastante prejudicada.

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