Em busca do emagrecimento, às vezes acabamos aceitando uma dica da vizinha aqui, um conselho da secretária ali, e não nos damos conta dos potenciais de cada alimento que tiramos ou acrescentamos em nosso cardápio diário. Claro que conselhos são sempre bem-vindos, mas precisamos pensar antes de segui-los à rica.
Vamos ver alguns comportamentos errados e algumas dicas pra não cair mais nessas armadilhas:
1- Vou substituir queijo amarelo pelo queijo branco!
Super comum e não calculado. 30g de queijo branco tem 66 calorias, enquanto 15g de mussarela possui 46. Mas geralmente, comemos uma fatia maior de queijo branco por achar que ele é menos calórico. E aí está o erro: aumentamos a porção e ingerimos mais calorias. Além de quê, ele é um queijo e não está salvo das gorduras saturadas, famosas nesta categoria. Se você prefere o queijo branco, escolha a versão light. Mas se você gosta mesmo de mussarela, pode consumir de vez em quando e sem culpa.
Outro erro fácil de cometer é achar que a banana é muito calórica. Sim, ela sempre teve essa fama, mas se pararmos para reparar nessa fruta deliciosa, veremos que a unidade média tem só 78 calorias. Ótima notícia! Além disso, ela ajuda a driblar a fome com suas fibras insolúveis e possui também vitamina B6, que alivia a TPM. E pra melhorar ainda mais, a banana tem serotonina, que patrocina a sensação de alegria e bem-estar. Pode comer e ser feliz!
3- À noite, estou proibida de comer carboidratos!
Não podemos mentir que nosso metabolismo fica mais lento durante a noite, mas o corpo continua trabalhando mesmo enquanto dormimos. Portanto, o fato de não comer pão, arroz ou batata (ricos em carboidratos) nesse período não vai ajudar na sua dieta. O ideal é sempre consumir esses alimentos em quantidade adequada.
4- Essa barriguinha saliente é culpa da cerveja
Não temos dúvida de que a cerveja é calórica, mas o problema é seu consumo excessivo, isso sim pode encher de calorias seu cardápio diário. Se tiver vontade daquela cervejinha com os amigos, tome com moderação.
Fim de semana é feito pra extravasar, certo? Errado! Vamos pensar da seguinte forma: se, em todos os fins de semana, você consumir 100 calorias a mais que o recomendado, poderá engordar 1,5 kg até o fim do ano. Agora, se exagerar e ingerir 1.000 calorias a mais, o cálculo assusta: a balança vai somar 15Kg ao seu corpinho! Então, já sabe, não exagere tanto.
6- Agora eu só como produtos light
Não se engane: só porque é light não significa que não tem calorias. Mas que tem calorias reduzidas por falta de algum nutriente. Esses produtos podem ajudar no consumo de calorias diárias, mas devem ser consumidos moderadamente.
7- Só como pão integral e com grãos porque engorda menos
Outro mito! Eles realmente são saudáveis, pelas fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e fotoquímicos. Mas quando você for escolher o pão, confira no rótulo a quantidade de calorias e também a quantidade de fibras por porção, que deve ser igual ou maior que 3g.
8- Não preciso beber água, prefiro os sucos de caixinha
Claro que os sucos também são ótimos para hidratar, mas vamos lembrar que a água pura não tem calorias, então vamos bebê-la também. Se você gosta muito dos sucos, quando for comprar, olhe na embalagem a quantidades de açúcar e procure as versões light.
Mas a dica mais valiosa vem agora: o melhor que devemos fazer é procurar um nutricionista para que ele indique a quantidade ideal de calorias que seu corpo precisa ingerir por dia. Não saia fazendo dietas que parecem milagrosas, nem deixe de se alimentar bem em busca do peso ideal.
Ajudou você?
Fonte: Minha Vida