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Um cardápio completo para eliminar o sódio do organismo!

Será que seu prato está salgado demais? Segundo pesquisas do IBGE, o brasileiro consome mais que o triplo de sal recomendado. A boa notícia é que podemos baixar o nível de sódio do organismo com algumas mudanças na alimentação! 😉 Veja algumas dicas:

Mais potássio no seu dia
O potássio e o sódio trabalham juntos dentro das células, o primeiro é responsável em relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e o segundo, pelo aumento da pressão arterial. Dessa forma, consumir alimentos ricos em potássio induz a eliminação do sódio pelos rins, diminuindo sua concentração em nosso corpo!

Olha a água!
Quando comemos algo muito salgado, o cérebro já envia uma mensagem para aumentar a ingestão de água, não é? Isso se dá porque temos sensores nos vasos sanguíneos e nos rins que identificam o excesso de sódio e tentam aumentar o volume de líquido no sangue, sendo preciso o consumo de água. Portanto, beber água é essencial para o controle de sódio no organismo, evitando complicações como aumento da pressão arterial, cálculo renal e retenção de líquidos.

Água de coco
Além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, a água de coco é fonte natural de potássio e tem ação diurética, auxiliando duplamente a diminuir os níveis de sódio em nosso organismo. O consumo recomendado é de três copos pó dia e nada de substituir a água natural, hien!

Chás (diuréticos) com as amigas 😉
Plantas como alfafa, hibisco, cabelo de milho, cavalinha, dente-de-leão, rosa-mosqueta e folha de abacate rendem chás com alto potencial diurético, além de favorecer o bom funcionamento dos rins, ajudando na eliminação de sódio pela urina. Vale ressaltar que os chás diuréticos não só ajudam na eliminação de sódio, como também de água, por isso não se esqueça da hidratação!

Leite e derivados
O excesso de sal estimula a perda de cálcio pela urina. Ao ingerir leite e derivados, você não só está aumentando as quantidades de potássio em seu corpo como também está repondo as perdas de cálcio.

Fonte: Minha Vida.

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