A memória é uma das funções mais complexas e importantes do cérebro humano. Quando seu rendimento cai surgem dificuldades no trabalho, na escola e na vida social. O ritmo de vida atual é propício para o surgimento desse sintoma em pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Coloque em prática os hábitos a seguir e estimule sua memória:
1. Crie estratégias de memória de armazenamento. Sempre que quiser se lembrar de um compromisso ou uma informação importante, associe imagens em torno desse conteúdo.
2. Priorize a qualidade de vida. Pratique exercícios físicos regularmente, desenvolva técnicas de relaxamento e tenha um sono de qualidade. Mantenha uma dieta balanceada, rica em alimentos que protegem o cérebro.
3. Invista nos alimentos que protegem o cérebro, como as frutas oleaginosas.
4. Mude as rotinas automáticas. Que tal testar um novo caminho para ir para o trabalho? Pegar um cinema em vez de ir direto para casa? Pequenas mudanças fazem bem para o corpo e para a mente.
5. Evite o uso medicamentos sem recomendação médica e a ingestão de bebidas alcoólicas. Também fique longe do cigarro.
6. Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação.
7. A leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Experimente fazer resumos do que você lê e tenha sempre um livrinho de palavras cruzadas à mão.
8. A mente precisa tanto de estímulo quanto de relaxamento e introspeção. A meditação tem efeitos benéficos na melhora da concentração e memorização, além de garantir a sensação de bem estar.
9. Reserve e proteja sua agenda para fazer atividades em família, de autocuidado e de lazer. Distribua o tempo de maneira equilibrada entre trabalho e vida pessoal.