Alimentação

Aproveite ao máximo seus legumes!

Quem adora legumes cozidos tem que ficar de olho na hora de prepará-los! Isso porque as vitaminas C e do complexo B, chamadas de hidrossolúveis, podem se dissolver na água do cozimento. Essas vitaminas também são termossensíveis, ou seja, se perdem quando expostas a temperaturas muito elevadas.

Mas se você gosta mesmo de comer legumes e vegetais cozidos, veja estas dicas e tire proveito de suas refeições!

– Cozinhe os alimentos com casca
Você pode descascar depois, se preferir, mas cozinhe os legumes e vegetais com casca. Ela funciona como uma capa protetora e ajuda a conservar os nutrientes.

– Evite cortar os alimentos
Quando você fatia o alimento, aumenta a área de contato com a água, facilitando a perda de nutrientes. Se você não tiver escolha, e o legume for muito grande, fatie em dois ou três pedaços, assim você garante que ele será totalmente cozido, sem perder tantos nutrientes.

– Não cozinhe demais
Quanto mais tempo cozinhando, mais nutrientes são perdidos. Então, nada de esquecer a panela no fogo! E não deixe que a textura dos alimentos mude, isso já indica que passou do tempo.

– Use pouca água
Experimente colocar menos água do que o costume. Os alimentos vão ficar parecidos com os de cozimento no vapor, ajudando a conservar os nutrientes.

– Não guarde esses alimentos por muito tempo
As vitaminas, principalmente, perdem a eficiência com o tempo e sofrem oxidação quando guardados por muito tempo. Por isso, o melhor a fazer é comprá-los toda semana e consumir nesse tempo. Outra dica é evitar usar apenas a metade de um legume e guardar o resto na geladeira, sem a proteção da casca, as vitaminas são perdidas mais facilmente.

– Cozinhar no vapor
Seria ideal que tudo fosse cozido no vapor, pois essa é a melhor forma de conservar os nutrientes de qualquer alimento. Existem árias panelas próprias para se cozinhar no vapor, mas você pode improvisar, também. Você pode colocar água em uma panela e encaixar um escorredor de macarrão com os alimentos dentro, de forma que eles não toquem na água.

– Reutilizar a água do cozimento
Como os nutrientes ficam dissolvidos na água, nada melhor que reaproveitá-la no preparo de outros alimentos. O arroz, por exemplo, absorve a água em seu cozimento, assim como os nutrientes presentes nela.

Gostou das dicas?

Fonte: Minha Vida.

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