Corpo Saudável

Metabolismo a mil por hora e tchau gordurinhas!

Logo que comemos o metabolismo começa a trabalhar, transformando as calorias ingeridas em energia para que possamos realizar as mais diversas atividades, como tomar banho, trabalhar ou ir à academia, por exemplo. Algumas pessoas, por questões genéticas, realizam essas atividades mais rápido do que outras, tendo um gasto calórico maior. A boa notícia é que, independente do seu DNA, há maneiras de acelerar o metabolismo, transformando-o em uma verdadeira máquina de queimar calorias. Confira:

Para saborear!
Alguns alimentos ajudam a estimular o metabolismo, até mesmo quando estamos de repouso. Mas para sentir o efeito na cintura, eles devem fazer parte da rotina e consumidos diariamente! 😉 Veja os alimentos que devem ser incluídos no cardápio e como consumi-los:

Chá-verde: de 2 a 4 xícaras por dia
Café: 1 xícara antes dos exercícios
Pimenta vermelha: uma pitadinha por dia, no molho ou na comida
Gengibre: 1 colher (café) de folhas picadas por dia. Use em alimentos ou sucos
Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres (sopa) por dia
Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher (café) por dia, adicionada à comida
Peixe: 100 a 150 gramas, de 2 a 3 vezes na semana
Brócolis: 1 xícara (chá) por dia
Cacau: 1 quadradinho ou 30 gramas de chocolate amargo por dia
Chá de hibisco: 2 a 3 xícaras por dia
Algas: 1 folha, 2 vezes por semana, adicionada aos alimentos
Semente de mostarda: 1 colher (chá) por dia. Salpique na comida
Canela: 1 colher (chá) ao dia

Para turbinar o treino!
Para continuar mandando embora calorias, mesmo depois da academia, bastam umas mudanças no treinamento! 😉 E o segredo do sucesso é manter o consumo de oxigênio elevado mesmo depois da malhação. Veja com é simples: Nos exercícios aeróbicos
Na esteira, faça pequenos intervalos em uma velocidade quase que desconfortável, depois descanse em um ritmo mais tranquilo. Não fique o tempo todo num nível intermediário. Esses ajustes de intensidade fazem o oxigênio dispara! Isso funciona da mesma forma na bicicleta.

Na musculação
Para aquelas que preferem puxar ferro, a dica é fazer pequenos intervalos entre uma série e outra (30 segundos já está ótimo). Para não cansar e nem precisar diminuir a carga, é trabalhar dois músculos ao mesmo tempo. Por exemplo, faça uma série de 15 repetições para o braço e, ao invés de descansar, realize uma série para o bumbum. Assim você se mantém sempre ativa e acelerada! 😉

Mudança de hábitos
Para dar um gás no gasto calórico, algumas atitudes devem ser tomadas e ter uma boa noite de sono é uma delas. É na hora em que dormimos que a massa magra se forma e vários hormônios são liberados! Por isso, se não dormir bem, o organismo tende a ficar desregulado durante o dia.Comer várias vezes durante o dia também faz parte dos mandamentos para quem quer ativar o metabolismo e emagrecer, porque se ele não tiver descanso, não vai ficar lento! No entanto, que à noite o metabolismo também merece uma pausa, por isso, o ideal é jantar cerca de três horas antes de ir para a cama. O ideal é repetir a refeição almoço, optar uma sopa de legumes ou ainda fazer um lanche completo, com pão integral, salada verde e outros vegetais e proteína magra, como atum, sardinha, peito de peru, presunto magro ou ovo mexido.

Preparada pra seguir essas dicas e entrar em forma em 2013?

Fonte: iG Saúde.

 

 

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