Alimentação

Nem tudo o que reluz é integral ou orgânico

Nem sempre aquele pão feito com farinha integral é tão integral quanto parece.
Fique atento aos detalhes.
Nem tudo o que reluz é integral ou orgânico
O segredo é sempre ficar de olho no rótulo: quanto mais fibra o alimento tiver, mais integral ele é. Em algumas marcas, há mais de 4,5g de fibra em uma fatia e meia de pão. Já em outras, a gente pode encontrar 3,4g na mesma porção. Veja abaixo os pães e suas quantidades de fibras:

– Pão branco: 1,3g de fibra alimentar
– Pão integral: 3,4g de fibra alimentar
– Pão integral feito com multigrãos: 4,8g de fibra alimentar

É fácil perceber qual é o mais integral, não é?

É direito do consumidor saber a quantidade de fibras que há nos alimentos. Há até um inquérito na Promotoria de Defesa do Consumidor para apurar os vácuos nesse setor.

Com os alimentos orgânicos, a diferença nutricional não é relevante, apenas para aqueles que devem seguir uma dieta com restrições. Mas como são cultivados sem agrotóxicos, são excelentes escolhas pra quem quer manter uma alimentação mais saudável.

Além das frutas e verduras, existem outros alimentos considerados orgânicos conforme a maneira que são produzidos/criados. A carne orgânica, por exemplo, provém do gado criado com alimentação sem agrotóxicos, além de receber alguns cuidados a mais, como o tratamento homeopático.

Para saber se o produto é realmente orgânico, ele precisa apresentar o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica – SisOrg, que foi regulamentado no final de 2010. O SisOrg tem algumas exigências que devem ser cumpridas para determinar se o alimento é orgânico ou não. A alimentação dos animais deve ser totalmente sem componentes químicos, por exemplo. Outra cobrança é que o ambiente onde vivem esses animais deve ter a qualidade do solo, ar e água preservada.

Mas as exigências não param por aí. Todo o processo, desde as condições dos trabalhadores até a chegada do produto às prateleiras, é monitorado. Caso não correspondam às regras do SisOrg, não recebem o selo.

Com essas informações, você já pode fazer as melhores escolhas 🙂

 Fonte: Saúde Abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *